terça-feira, 27 de janeiro de 2009

The end of school issues

E aí, geral, beleza? Tudo certo por aqui. O fim de semana foi surpreendentemente bem melhor do que eu imaginava, com direito a vexame na pista de dança e no karaokê e dia de princesa na faixa (heheheh, adoro).

Mas hoje eu queria falar sobre um assunto que eu deixei de molho porque demorou demais pra ser resolvido. Demorou mas FOI resolvido, e é isso que importa! Estou falando dos estudos aqui nos Estados Unidos, o que pra mim se revelou uma verdadeira novela. Senta que lá vem história...

Na verdade, eu vim pra cá decidida a fazer um curso da New York University voltado pro mercado editorial, ou seja, top do top na minha área. Teria que desembolsar uma grana, mas o curso valia uma boa parte dos créditos da APIA e eu já estava com tudo mais ou menos esquematizado. Quando eu cheguei aqui as matrículas pro verão já estavam trancadas, então beleza: deixei o projeto na gaveta e me matriculei pra um curso de literatura na Drew University, que fica aqui perto de casa. Isso foi em junho, e uma semana antes de começarem as aulas eu descobri que o curso da Drew tinha sido cancelado. Acontece que eu estava de férias em Boston, na época, e quando voltei acabei perdendo o prazo pra me rematricular - não só naquela universidade, mas em todas as outras aqui por perto. "Tudo bem", pensei, "vou deixar pra fazer o curso da NYU no outono". Pesquisei questão de preços, cronograma, mas o problema esbarrou no horário. O curso seria à noite, a partir das 7pm, e eu teria que sair daqui de NJ uma hora antes pra poder chegar em NY a tempo. Como eu trabalho até as 8:30pm, fui conversar com a minha host pra negociar se eu poderia sair mais cedo, já que o curso seria só às segundas durante 3 meses. Mas não teve conversa: ela disse que não daria, já que ela tinha escolhido uma au pair justamente por causa do horário de trabalho, blá, blá, blá... fiquei MUITO chateada, afinal, quando eu cheguei ela disse que me apoiaria em tudo o que tivesse a ver com os meus estudos, mas no fim das contas a coisa mudou de figura e eu tive que abaixar as orelhas porque, pelo menos pra eles, eu estou aqui pra cuidar das crianças. Enfim.

Em setembro, me registrei num curso de World Literature aqui no Essex County College, em Newark. O legal foi que, depois de freqüentar 2 semanas de aulas (que eu estava detestando), quando fui pagar o curso me avisaram que a minha matrícula como ouvinte não era válida e que eu deveria me matricular como aluna regular, já que o prazo pra ouvintes tinha passado. Excuse me? Tá escrito "otária" aqui na minha testa? Rodei a baiana legal mas não adiantou lhufas, e como eu já não estava gostando do curso mesmo resolvi sair fora. Aí eu me vi no meu sexto mês sem ter estudado porcaria nenhuma aqui: só um curso de ESL aqui ou ali, mas nada que passasse perto do que eu realmente queria fazer. Eu estava muito, mas MUITO frustrada, já que um dos meus maiores objetivos aqui era estudar alguma coisa na minha área, e eu já estava me vendo em um daqueles cursos de cerâmica ou dança de rua que as minas européias fazem, hehehe. Mas como felizmente eu tenho uma counselor muito da bacana, consegui com a ajuda dela encontrar um curso que não era nem de longe o que eu queria, mas que me ajudou a completar parte dos créditos e a ocupar meu tempo: fiz Francês no Union County College. Aprendi um bocadinho, mas mesmo assim eu ainda estava bem chateada.

Pra completar a história, acabei me matriculando agora em janeiro num curso de Advanced ESL no Union County College, e em Literary Analysis na Drew University. É o que eu quero? Não, nem ferrando. Mas como eu estava conversando com as meninas há algum tempo, as opções aqui em NJ não são lá tão amplas pras au pairs que não estão a fim de estudar ESL. No meu caso o que ferrou tudo ainda mais foi o schedule, porque como a maioria dos cursos de Continuing Education (que valem pras au pairs que não querem fazer ESL) é à noite, eu só descobri aqui que não iria rolar de fazer. Claro que eu poderia ter pesquisado um pouco mais antes de vir, claro que eu poderia ter escolhido uma família com um schedule que me permitisse estudar à noite, claro que eu poderia ter tido um pouco mais de sorte, claro que se, se, se... mas se a minha mãe fosse virgem eu não teria nascido, então let's move on.

Aí a situação atual é a seguinte: estou até que gostando do curso de ESL, que pelo jeito vai me ajudar bastante com o writing, e as aulas de Literary Analysis que eu assisti até agora foram ótimas. Acho que eu devo ser a mais velha na sala, mas é bem legal analisar e viajar nos textos, do jeito que eu fazia na faculdade. But in English, now ;-) Ah, e sem contar que o maior aprendizado que eu estou tendo aqui não tem a ver com universidade ou curso formal: a melhora que eu tive no meu inglês só conversando com a geral e com as minhas kids foi muito maior do que nos 5 anos que eu passei com a minha bunda sentada nas escolas de inglês no Brasil.

E quanto ao curso de verão da New York University? Digamos que ele faz parte de um certificado de editoração que é a menina dos meus olhos, e que eu posso muito bem juntar uma grana pra voltar daqui a alguns anos pra cá e estudar nele. Ah, e sem me preocupar com horários e sem depender da boa vontade de ninguém além de mim. It sounds much better, doesn't it? :-D

Moral da história: meninas, se vocês têm como meta fazer um curso específico, pesquisem muito, conversem com a host family antes do match sobre os horários de estudo e fiquem de olho nos horários de cursos nos colleges perto das cidades pra onde você possivelmente vá. Fica a dica!!

Beijomeliga,

Mari.

2 comentários:

Nani disse...

Eh isso ai, Mari =)
Eu tbm tenho meus planos de juntar minha graninha e fazer meus cursos por ai!!

Bjao!

Tatiana disse...

oie
faz tempo q nao atualiza isso heim rs
to passando pelos blogs pedindo pras meninas perguntarem pras lccs se tem alguma familia pra me indicar, to em rematch aih vc ja viu o desespero neh 2 semanas soh ahhh, como vc eh da apia se souber de algo eu agradeceria muito... : )

bjo