domingo, 11 de janeiro de 2009

Depois de um longo e tenebroso inverno...

*ALERTA: POST GIGANTE! Se não estiver a fim de ler tudo de uma só vez, aprecie com moderação e em doses homeopáticas.*

Primeiramente, senhoras e senhores, feliz 2009 pra geral! Muito sucesso, saúde, felicidade, beijo na boca, festeenhas e crianças pra serem infernizadas. (6)

Então. Vou separar o post por partes porque a preguiçosa aqui não atualiza há um tempão. Em ordem cronológica, portanto...

1- Philadelphia
Bom, a trip pra Philadelphia foi totalmente não-planejada e super divertida. Fiquei sabendo numa quinta-feira à noite que eu teria um fim de semana totalmente by myself, já que a HF iria viajar. Aí eu liguei os pontos: HF away, reuniãozinha de amigas com biritas! Mas aí todo mundo já estava ocupado, ou estaria trabalhando no sábado ou no domingo, e eu vi diante de mim as seguintes opções: passar o fim de semana tomando sorvete e vendo filme sozinha OU me aventurar numa trip qualquer - o que não seria tão mal de se fazer mesmo sem companhia. Considerando que o Mr. Z. tinha ido embora há apenas 1 semana, eu não estava nem um pouco a fim de curtir fossa e ficar escutando "All by myself". Aí liguei pra Josie, uma croata piradinha e muitíssimo gente boa aqui do meu cluster, e ela topou fazer uma trip-relâmpago pra Philadelphia. Bookamos o hostel, compramos os tickets da Chinabus e lá fomos rumo à terra da Independência norte-americana. E posso dizer que a gente se divertiu demais. O hostel deu pro gasto pra uma noite, apesar de ficar num beco e de frente pra uma, digamos, casa de tolerância. Rodamos a pé igual peru e conhecemos um lado super bacana da cidade, pra qual muita gente torce o nariz por ser violenta. São Paulo também é violenta, ué, mas não deixa de ter várias e várias coisas legais pra se fazer. É só tomar cuidado e saber direito onde andar. Visitamos o famoso Liberty Bell, o Independence Hall e outros prédios relacionados à independência dos EUA. Depois do passeio histórico, rumamos pra South Street, que é tipo uma Rua Augusta da vida: cheia de barzinhos, galerias descoladas, lojinhas de arte... lugar pra gente alternativa assim como eu, hehehe. Lá também tem o Penn's Landing, um tipo de pier que fica bem de frente pro Delaware River e proporciona uma vista linda da cidade. Peregrinamos em três barzinhos, conhecemos gente pra lá de simpática e interessante (se eu não fosse uma moça comprometida teria perdido a dignidade fácil, como diz a Dreza) e andamos, andamos, andamos até o toque de recolher soar - sim, lá o prazo de validade da noite também é às 2 horas da manhã. Tsc, tsc... No segundo dia fomos, por sugestão do dude do hostel, pro Mosaic Garden (também na South Street), que é nada menos que uma casa toda decorada por mosaicos, obra de um artista local. Super válida a visita. Depois de andar, andar e andar mais ainda (dá pra cobrir quase todos os pontos turísticos a pé), fomos ao Reading Market, uma espécie de Mercadão de Philly: lá se vende todo tipo de frutas, legumes, temperos e iguarias direto do produtor. Pra uma filha de feirante, foi um colírio pros olhos! :-) Bem próxima do Reading Market fica a JFK Plaza, famosa pelas esculturas gigantes de peças de dominó, ludo e bingo, e, claro, pela escultura do "Love". Não é nada demais, mas você não estará em Philly se não tirar uma foto com esse ponto turístico pra lá de manjado. E após mais um minutinho de andança e vento na cara (como ventava aquele dia, minha senhora!) atravessamos o Franklin Boulevard e chegamos ao Philadelphia Museum of Art, o motivo para muita gente visitar a cidade. A razão é simples: lembram da cena clássica do filme "Rocky"? Então, foi filmada em frente desse museu. Depois de dar soquinhos no ar como o Stallone, apreciamos a vista da cidade, que das escadarias do prédio é bem legal. A visita acabou com mais uma caminhada e um merecido philly cheese steak, sanduíche típico da cidade que se resume a queijo e carne louca em um pão tipo baguete. E aí rumamos de volta pra Jersey em mais duas horas de sacolejada no ônibus dos chinas. O balanço da trip: Philadelphia é uma cidade pra lá de bacana, um misto na medida certa de história e modernidade que eu simplesmente adorei. E a companhia da Josie foi fundamental, porque fofocamos sem parar, rimos muito e nos conhecemos bem melhor, já que só estávamos acostumadas a nos encontrar em cluster meetings. Em resumo, ela passou no teste da trip com louvor, hehehe. Ah, e com certeza vou voltar pra Philly, porque esqueci total de comprar lembrancinhas e a cidade fica a apenas 2 horas de NYC, mesmo...

Liberty Bell - símbolo máximo de Philly

A cidade vista do Philadelphia Institute of Art

E Rocky faz escola... (pero no mucho)

Oh, isso é tããão sentimental!

South Street: festa estranha com gente esquisita!

O pier da South Street, do qual se pode ver o Delaware River (e aquele barquinho ali na frente é nada menos que um restaurante flutuante, viu, gente?).

Independence Hall

E a neve me perseguiu até Philly!

2 - Eu quero lutar, mas não com essa farda
No meu sétimo mês aqui nos EUA recebi a tão temida papelada da extensão. Eu vim pra cá com a idéia fixa de passar apenas 1 ano, mas por algumas vezes fiquei no "Should I stay or should I go?" e pensei se talvez não compensaria ficar mais um bocadinho, talvez por mais 6 meses. O motivo principal seria a melhora do inglês e os cursos que eu poderia fazer, mas depois de analisar racionalmente decidi que não, não vai rolar. Eu tenho um relacionamento pra lá de sério no Brasil, vários contatos profissionais (o que pra minha profissão é fundamental), e, sinceramente, ficar mais tempo aqui como au pair não dá MESMO. Extender por mais de 6 meses estaria fora de cogitação, ficar na mesma família por mais tempo também, e acredito que apenas 6 meses não sejam suficientes pra se adaptar a uma nova HF. Em resumo, tudo bem pensado e decidido: negada do Brasil, me aguarde que em maio estarei de volta!

3- Invasão Z. número 2
E eis que a 4 dias do Natal eu recebo o melhor presente que Santa poderia me trazer: a visita da minha sis Juliana. Passei 20 dias com a maluquete, matei as saudades de falar besteira até de madrugada, recebi mimos até dizer chega... sem contar que passeamos pra car$lho. Eu já disse isso antes, mas vou dizer denovo: como é bom ter por perto alguém que se preocupa de verdade com você, que te ama incondicionalmente (snif!). Deixando a viadagem de lado, posso dizer que a visita dela foi uma baita experiência não só pra ela, mas também pra mim. Juntas, comemoramos o Hannukah com a minha HF, ceamos o Natal com a minha turma do cluster (comentários no próximo tópico) e na casa de revista da mãe da minha host, celebramos a chegada do Ano Novo num inferninho em NYC (isso também merece comentários à parte), saímos de baladinha, chapamos o coco no cafofo do Osama, conhecemos pontos turísticos e um pouco além da Big Apple, encaramos trips pra Washington DC e New Hope... foram dias agitados! Nesses dias, várias pessoas comentaram, pra variar, que nós temos o jeito muito parecido. E fico orgulhosa de ser comparada com uma garota tão divertida, linda, inteligente - às vezes BEM atrapalhada, mas ninguém é perfeito, hehehe. Agora, sem me alongar demais senão as lagriminhas vão começar a rolar, só posso dizer que receber as visitas do Edu e da Ju em seqüência foi perfeito. Sou mesmo muito sortuda de poder ter duas pessoas que amo tanto perto de mim neste ano de tantas experiências boas e ruins, mas sobretudo intensas. E aí vão as fotas!

Tal e qual

Passando frio no topo do Empire State

Mandando um glu glu pro Brasil

"Me mima?"

4- Natal e Ano Novo
Pra mim o Natal, mesmo sem planos, não seria de todo ruim, já que minha irmã estava dando o ar da graça por aqui e a Dreza viria passar o feriado aqui em Jersey. Mas eis que de última hora a Patrícia, au pair fofíssima daqui de Maplewood area, resolveu fazer um jantar com todas as au pairs que estariam perdidas na véspera de Natal. No dia 24 a Dre apareceu por aqui e passamos o dia cozinhando e falando besteira. O resultado foi uma ceia deliciosa (com direito a arroz brasileiro, farofa, maionese e o famoso rocambole de carne da chef Ju) em ótima companhia. Foi, sem dúvida, uma noite muito especial e divertida!

Ô, comida boa!!

Dudes e sis no Christmas Eve

Parte da galera que estava no jantar, dançando música típica croata até dar a meia-noite

Quanto ao Ano Novo, ele permanecia uma incógnita até pouco tempo antes do dia 31. Já sabia que quem estaria por perto seriam apenas a Ju e a Vania, uma amiga super querida que acabou de ir embora pro Brasil (invejinha, hehehe). Como não rolava nem de longe uma vontade - e uma disponibilidade - de pagar 100, 200 dólares pra passar a virada numa festa cheia de gente fresca e música ruim, resolvemos pesquisar. E eis que eu acabei achando um barzinho no East Village que estaria promovendo uma festa 80's no New Year's Eve. Uma olhou pra outra e disse: perfeito! Tudo bem que o pé atrás permaneceu até chegarmos no lugar e a festa começar mesmo a ficar boa, mas foi tudo ótimo. Ah, primeiro tentamos dar uma pescoçada na Times Square pra ver o movimento de gente, mas o frio era tanto e a paciência de ficar andando quadras e quadras sem ver nada tão pouca que decidimos rumar downtown pra nossa festinha. E foi ÓTIMO. Música boa, bebida barata, figuras estranhíssimas e gays, váááários (o que pra mim é garantia de diversão, já que beijar na boca não é minha prioridade no momento, hehehe). Dançamos, bebemos, fizemos uma contagem regressiva autista, rimos até doer o maxilar... é, 2009 começou bem, muito bem. E vem que vem, maio!

Sobriedade total!

Nós e a japa louca que grudou na gente durante a noite... garantia de MUITAS risadas! (e porque eu sempre pareço ser a mais bêbada?)

Post gigantesco publicado, agora é hora de dizer: Let's kick some asses, dude!

6 comentários:

Nani disse...

Mari, vc como sempre divertidíssima!!! ahahah adooooooro!

É ótimo quando a gente tomas as decisões de forma racional e acredita q aquelas são as melhores pra gente né?
Então boa sorte nos teus próximos meses, q o BR te espera de braços abertos =)

BJão!

Unknown disse...

Cara, só um adendo, eu paguei caro na festa de Ano Novo mas a música era boa e a geral melhor ainda, tanto que já rendeu festinha na faixa after New Years...hahahahahah

Altos investimentos, altissímos lucros. (6) Beijomeliga!

PS: Adorei a Juuuuuuuuuu e adorei passar o Natal com vc e com a Le. Visto que estamos todas perdidas na America, não poderia ter sido melhor!
Bjsssssss

Simone Francêz disse...

Oie ...sempre leio mas acho que nunca comentei ...
Adorei o post, os detalhes ..tudo tudinho ...
E queria uma ajuda ?!? Sou futura au pair, estou na fase de esoclha da família... e namoro há algum tempo ( 4 e 8), queria conversar com alguém que teve um caso de sucesso , rs ! Para saber como foi lidar com a distância e etc ...Bom se não se importar mone_fb@hotmail.com...

Grande beijo ...e Obrigada !

Paula disse...

Oi Mari...

Finalmente deu as caras! rs Sua viagem por Philly foi igualzinha a minha rs...

E que bom q esta decidida a ir embora... queria tert essa certeza, mas ta dificil viu!

Vc e sortuda mesmo: duas visitas seguidas! Q delicia!!!

Beijos e aparece mais!

Laine disse...

adorei as viagens e as historias divertidas.D

ptz, que pena que ja ta vindo... queria te conhecer ai pra me ensinar a andar no lado B das citys... anyway... que venha maio pra vc, ehehhehe

boa sorte ai

Carlinha disse...

Oi Mari... Achei seu blog hoje e já li um montão... rsrsrs.. Super legal!!! Eu to embancando pra NJ dia 15/02 pelo que vi é perto de onde vc está!!! Vou te linkar no meu blog tá!?!? Beijos