segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Under the table and dreaming

Sim, hoje é feriado (19 de janeiro), mas eu estou no lerê lerê. Como as kids ainda estão dormindo, vou aproveitar pra fazer um post rapidinho.

O fim de semana foi um dos mais tediosos dos últimos meses, então não vou falar muito sobre ele. Comecei a aula de ESL avançado no sábado (no Union County College). Achei beeem melhor do que tinha pensado inicialmente, o professor parece ser ótimo e gostei bastante do fato de que as aulas vão ser pautadas em writing e análise gramatical, dois dos aspectos que mais preciso melhorar. O primeiro writing assigment é "Who is the most important person in your life?" Hum, difícil essa... :-)

Aí passei o sábado inteiro morgando, já que a neve tomou conta geral de Maplewood area, e ontem fui ao cinema assistir "The Curious Case of Benjamin Button". Lindo, lindo, lindo. Assistam!

E assim foi o fim de semana: só saí pra ir ao curso, no sábado, e ao cinema, ontem. U-hu! Mas tudo bem, já que eu estou contando moedinhas pra pagar o meu vôo de volta pro Brasil e as passagens pra minha tão sonhada viagem de 13o mês. Ah, e no meio de tudo isso inventei de ir no show da Dave Matthews Band, que eu amo - os tickets já estão em mãos pro dia 14 de abril! :-) Ou seja: os próximos meses serão de economia total se eu quiser comprar o que ainda quero e preciso, e se quiser ter uma estadia decente na minha trip. Nessas horas é até bom não ser Miss Popularity: ninguém me liga pra fazer nada, logo, não passo vontade de sair. Logo, não gasto dinheiro. Otimismo é tudo nessa vida, né não, gente?

Aí eu lembrei que amanhã completo 9 meses aqui na gringa. Cara, 9 meses! Sem medo de a piadinha ser ruim, posso afirmar que essa temporada aqui está bem parecida com um parto: difícil, mas com resultados pra lá de positivos! Eu estava pensando, outro dia, que se eu tivesse de voltar pra casa agora, já poderia considerar que estou no lucro. Não, não fiz os cursos que queria e os que vou fazer agora não passam nem perto, mas eu deixei de ficar mal com esse assunto de escola e desencanei. Mas fiz uma auto-avaliação e uma retrospectiva, e constatei que, nesses 9 meses:
- melhorei MUITO o meu inglês, e não tenho modéstia nenhuma em afirmar que vou voltar pro Brasil arrebentando.
- viajei até mais do que tinha previsto, mas ainda falta completar a minha viagem acessível dos sonhos (sim, porque o mochilão pela Europa e a trip pra Índia ainda não são acessíveis).
- aprendi a andar em New York City a ponto de não precisar mais de mapa pras partes centrais da cidade.
- descobri que sou muito mais paciente do que imaginava, e que aprender a engolir sapo é uma habilidade fundamental para quem quiser ser au pair. Pra uma pessoa acostumada a não levar desaforo pra casa, como eu, foi preciso uma dose extra de paciência e auto controle pra não mandar certas pessoas à pqp, quando deu vontade.
- vi que até as coisas mais triviais fazem uma falta danada quando você está longe de tudo e de todos. Isso inclui as coxinhas de frango da feira de sábado, a musiquinha do caminhão da Shell gás e o cheiro da comida da avó do Edu nos almoços de domingo.
- percebi que nem todas as pessoas que você conhece são definitivas na sua vida: pouquíssimas amizades duram o ano todo (e provavelmente vão permanecer mesmo depois da volta ao BR), outras se alongam apenas por alguns meses, e outras aparecem apenas nos fins de semana. Outra coisa muito importante: é legal ter com quem farrear, mas também é essencial ter uma ou duas pessoas pra quem você possa ligar quando estiver à beira de cometer suicídio ou só quiser falar besteira.
- arranjei hospedagem em várias partes do mundo, via au pairs gringas (beginners, peguem essa: fazer amizade com as gringas, além de ajudar demais na prática do inglês, ainda pode garantir hospedagem quando você quiser mochilar por aí. Fica a dica!).

Se eu ficar viajando, a lista tende a ficar interminável. Mas, numa olhada rápida no que passou, já consegui identificar vários pontos que fizeram e estão fazendo este ano valer MUITO a pena, apesar de todas as chateações com a HF, da homesickness... Sem dúvida, este é um ano que está fazendo a diferença não só no aspecto do inglês, das viagens ou das festas, mas também está me tornando uma pessoa infinitamente melhor do que a Mariana que chegou aqui em abril de 2008. E isso é priceless!!

Bom, é isso, pessoas! Ótima semana pra todos! :-)

Beijomeliga!

4 comentários:

Unknown disse...

Duuuuuuude, bonito o post, escorreu lagriminhas...muito bom fazer o balanço e ver que tá valendo a pena, né?

Ahhhhhh me atende, quero te contar do show. :D
Pensa num mundãooooooo de gente? Bem isso...heheh

Beijos!
Dre

Paula disse...

Mari, q bom olhar p/ traz e ver q nao foi tempo jogado fora ne?! E segura q ainda tem 3 meses pela frente!!!
Bjos

Anônimo disse...

Oii Marii! Primeira vez que comento aqui no seu blog, mas já li ele inteirinho! Parabens pelos 9
meses de paciencia aí! gostei bastanteee de ler q seu ingles tá de "arrebentar" isso me motiva mais a ir!! bom, é isso!!
aah! eu te linkei no meu blog tah bom!?

Beijoooss!!!

jaque disse...

Olá Mari!

Faz um tempinho que leio seu blog e eis que hoje descubro que gosta de DMB!!! uhuuuuu
Amo Dave Matthews tbm...e fiquei mto feliz em saber que vai no show deles...pq só que curte sabe a emoção disso!
É emoção demais, hein...prepara o heart! rs
So Damn Luck!

Abração!