segunda-feira, 10 de março de 2008

Hasta lo visto, baby!

Depois de 4 horas de espera, calor praaaa caramba, comentários inconvenientes e sapato apertando o pé, ouvi a resposta que eu mais queria ouvir há dias: "Ok, Mariana, seu 'fisto' foi 'concetito'" (versão português tabajara dos cônsules americanos, hehehe).

Agora, vamos à saga:

Cheguei no Consulado às 10h45 (com entrevista marcada às 12h), já que eu não podia sair de Santo André antes das 10h por causa do rodízio do carro do meu namorado. Na verdade, eu não ia sair mesmo tão cedo, já que tinham me dito que isso não conta muito. Um exemplo foi o carinha que estava atrás de mim na fila, que já estava rodando várias filas desde as 7h porque não poderia entrar mais de uma hora antes da entrevista – e saiu do Consulado uns 5 minutos antes de mim. Ou seja, garotada: aquele papo de que vc precisa madrugar na frente do Consulado não funciona muito, na prática.

A primeira fila tava num tamanho razoável, mas até que foi rápida. O que encheu o saco mesmo foi o sol, e que sol. Muuuuito calor, e eu, que já detesto usar camisa e sapato social, tive que fazer a preza pra pagar de menina séria, bem a contragosto. Mas valeu a pena. :-D

Bem, depois de várias filas, espera daqui e espera de lá, eis que chegou o momento da entrevista. Quando o painelzinho piscou a senha 572, meu coração batia mais que a bateria da Salgueiro. E ainda que eu fui encaminhada pra um guichê que tinha uma consulesa que era a cara da Condoleezza Rice. Eu pensei "ferrou-se tudo", mas ela foi muuuuito simpática. Aí vai a entrevista:

Consulesa: Boa tarde, Mariana.
Eu (sorrisão enorme e simpático pra fake Condoleezza): Boa tarde, tudo bem?
C: O que você vai fazer nos Estados Unidos?
E: Vou ser Au Pair.
C: Ok, Mariana, a partir de agora a entrevista será em inglês, certo? (e a partir daí foi tudo em inglês meeesmo). Me conta um pouco sobre a sua host family e a cidade que vc vai ficar nos Estados Unidos.
E: Vou ficar em uma cidade chamada Maplewood, em New Jersey, e vou cuidar de 2 crianças.
C: Qual a idade?
E: 6 e 7 anos.
C: O que vc faz atualmente no Brasil? Trabalha? Estuda?
E: No momento eu não estudo, mas trabalho como revisora de textos em uma agência de propaganda e faço trabalhos freelancer pra editoras também.
C: Ah, vc já é graduada, então? Que curso fez?
E: Sim, fiz Letras.
C: Ok, ótimo. E o que pretende fazer quando voltar ao Brasil?
E: Quero continuar trabalhando como revisora, começar a trabalhar como tradutora e fazer uma pós em tradução.
C: (mexe na papelada, olha daqui, olha de lá, e volta a falar em português) Mariana, seu inglês é ótimo, vc está pronta pra ir pros Estados Unidos. Visto concedido!

Uuuuuuh! Eu fiquei toda cheia quando o meu inglês recebeu elogios dela! Fiquei feliz mesmo!

Obrigada pelas good vibrations, meninas! Eu tava mesmo precisando, foi mto útil. ;-)

E agora, molecada, é só esperar pelo visto em casa. Agora ninguém me segura mais! Êêê!!

9 comentários:

Eu disse...

Congratulations Mari!!!

Putz a entrevista em English foi bem comprida né!!!

Mas q bom que vc se saiu bem!!!!

Beijocas

Anna Domingues disse...

Mariiiiiiiiiii parabéns!!!Seu processo foi muito rápidux!
Não vejo a hora de passar por isso, só tenho medo de que pelo fato de eu não ter feito facul ainda eles neguem, morro de medo!!!
Agora é só fazer as malas né??
Beijoss

Line disse...

aeeeeeeeeeeeeee
tutuf,tutuf (fogos..rs)
parabens mari!
nooossa, mas q mulher mais simpática! milagreeee!hehe
bjooo

disse...

Aeeee Parabéns Mari!!!
mto simpática a moça!! q sorte!!
:**

Marina disse...

Mariiii!!!!!!!!
Parabéns garota!!!!!
Tomara que continue tudo assim, dando mais que certo!!!!
Agora é só fazer as malas e esperar, neh???
Ah! Vc não acredita!!!
Hj recebi um email super fofo de uma família do GAP de uma cidadezinha que fica a quinze minutos de Maplewood!!!
Se der certo com essa família, a gente pode até se encontrar por lá!!!hahaha
Por falar nisso, quando vc vai???
Beijosssssssssssss
E estou súper feliz por vc!!!

Ready to go??? disse...

Congratulationssss!!!!!!!
Te add no meu blog ok???
Sem nem te pedir.... rsrsrs.. sorry....
é muito bom ficar lendo ele.. hehe
me add: http://nandasanches.spaces.live.com/
Bjokas

Ready to go??? disse...

Mari... tenho uma duvida... nao sei se vc pode me ajudar...
To pensando em sair do meu emprego...
Vc acha que na hora do Visto, o fato de eu nao trabalhar, pcontaria para negarem o visto?

Gisele disse...

Mari me passa seu e-mail?

bjokas

Gi

Joy disse...

Mari, parab��ns pelo vsito!
add o seu blog t�?
Beeeijos