terça-feira, 18 de março de 2008

Das antigas...

Como as notícias estão num ritmo meio devagar e eu não quero deixar o blog criando mato, lá vai um post cheio de teia de aranha. :-D Há muito tempo atrás, numa galáxia muuuito distante, eu tinha uma coluna semanal num jornal de Maringá-PR. E aí vai uma das pérolas...

De capa, páginas e alma

Eu surgi há muito, muito tempo. Nas origens, era manuscrito e limitado aos círculos de eruditos. Mas quando inventaram aquela máquina chamada prensa, aí sim, eu fiquei popular. E gostei disso, já que não tenho o mínimo preconceito. Quando estava entre os nobres e o clero, versava apenas sobre doutrinas monárquicas e as leis de Deus. Nas penas de pensadores, revolucionários e artistas, abriguei clássicos e manifestos, e cheguei até a parar nas mãos da Inquisição e da Censura.

Hoje em dia, me tornei um veículo bastante democrático. Fico orgulhoso em ter servido de meio para os escritos de Shakespeare, Clarice Lispector e Fernando Pessoa. Por minha causa, grandes gênios puderam eternizar seus pensamentos e sua imaginação para a humanidade, assim como teóricos deixaram ensinamentos aos futuros aprendizes.

Por outro lado, nas minhas páginas também imprimiram as confissões de Márcia Goldschmidt e Pedro de Lara. Vivem criticando meus companheiros que propagam idéias de auto-ajuda e dicas preciosas como “Se você não tem bunda, use laços no cabelo”. Tenham paciência com meus colegas, gente. Eles podem ser a primeira oportunidade que tantas pessoas têm de entrar em contato conosco – mas torço para que esses leitores logo se liguem da existência de nossos amigos mais nobres.

Fico orgulhoso quando olhos infantis pousam sobre mim. Encanto os pequenos com histórias de quem mostra que a graça de ser criança é ter imaginação de sobra, como bem fizeram Monteiro Lobato e Ziraldo. Na estante dos meus exemplares infantis, não recebo visitas apenas dos pequenos: vez ou outra, minhas páginas são molhadas por tímidas lágrimas caídas do rosto de algum adulto nostálgico.

Muitos me culpam de ser chato, dar sono, e por vezes me usam como sonífero, mesmo. Não os culpo, afinal, não sou eu quem escolhe o que vai ser impresso em mim. Mas nada me dá mais alegria do que ver o monte de páginas se acomodar na mão esquerda, deixando o da mão direita bem fininho, sinal do fim da leitura. Como gosto daqueles leitores que nem ousam olhar para os lados, tamanha a vontade de descobrir o que está impresso em meus trechos finais.


Vivem dizendo que a minha extinção está próxima, que a internet vai tomar conta de tudo, que eu vou é virar peça de museu. Eu, contudo, acredito naqueles que não têm preguiça de divulgar os meus milhares de nomes por aí, seja em bibliotecas, sebos ou me dando de presente aos amigos. Sou tão importante que ganhei até um dia especial, sabiam? Marquem aí no calendário, para comemorar no próximo mês: 23 de abril, Dia Internacional do Livro.

7 comentários:

Anna Domingues disse...

Ounnn Mari, vc é mega fofa meu!
Seus comments sempre me deixam pra cima, obrigada pelo seu carinho! Sei que entre essas poucas pessoas que torçem por mim vc está no meio!
Beijocas Fofys, vamos nos falando!
=*

Gisele disse...

Mari... que lindo vc escreveu?

Adoro master ler livros.

Beijokas

Marina disse...

Oii Mari!!!
Foi vc que escreveu???
Nossa, se foi, parabéns!!!
Muito inteligente e interessante!!!
Prende a gente até o final!!!hahaha
Beijos!!!

Jeny disse...

Mari,

Que a alegria da Páscoa
invada o seu coração
e o daqueles a quem ama,
irradiando luz para iluminar
e fazer brilhar o mundo em
que vivemos enchendo-o de
amor, saúde e paz!

Feliz Páscoa!!

Bjus, Jen

Gisele disse...

Oieeee...vc esta indo pra NJ...eu tmb!! Só em julho, mas estou indo...rssss....vms manter contato?

Me add no MSN: gis_rj@hotmail.com

Blog: gisaupair.blogpsot.com

disse...

Oi Mari, tudo bem?

Ví que vc também vai para NJ em abril...já sabe a data?

Boa sorte.

Abraço.

Eu disse...

Mari
Lindo lindo lindo esse post.
Adoro muito livros, sou pior que traça!!! hahahahaha
Beijocas